Genop: o projeto de genômica populacional da Dasa
O Genop é o projeto de genômica populacional da Dasa – maior rede de saúde integrada do país. A iniciativa tem como missão revolucionar a assistência à saúde no Brasil, adotando uma abordagem tríplice: Preditiva, Preventiva e Personalizada ao criar um banco de dados genéticos brasileiro. Analisando o DNA de nossa população, buscamos prever riscos de saúde antes mesmo que se manifestem, permitindo a adoção de estratégias preventivas eficazes. Assim, poderemos oferecer cuidados de saúde sob medida, ajustados às necessidades individuais de cada pessoa, promovendo uma vida e um futuro mais saudável para todos.
O Genop se empenha também em promover a equidade no cuidado médico. Reconhecendo que grande parte das pesquisas genéticas se concentra em populações de ancestralidade europeia, nosso objetivo é adaptar esse conhecimento ao diverso contexto genético brasileiro. Dessa forma, visamos reduzir desigualdades ao garantir que os avanços em saúde beneficiem todas as camadas da nossa sociedade, refletindo a rica tapeçaria étnica do Brasil e assegurando que ninguém fique para trás na era da medicina de precisão.
A iniciativa é dividida em dois principais sub-projetos:
1) Painel de imputação
Utilizando dados de mais de 6000 genomas completos contendo informações de bancos públicos e privados, estamos construindo uma ferramenta poderosa e confiável, focada na diversidade brasileira e que vai ajudar muito nos estudos sobre herança genética.
Imagine que cada pessoa tem um mapa único que contém todas as instruções para construir e manter o corpo funcionando, esse é o Genoma, que também funciona como um mecanismo para passar adianta essas informações para os descendentes. Nossa ferramenta é como um guia que nos permite estimar o mapa de indivíduos sem a informação completa baseando em mapas parecidos dos mais de 6000 genomas agregados.
Ela possibilita que estudos como ‘Arrays’ e ‘Genomas Low Pass’, que são formas mais baratas de realizar estudos genéticos, sejam usados para se estimar o mapa completo (genoma completo) destes indivíduos. Os ‘Arrays’ são como pontos de referência essenciais no mapa, já os ‘Genomas Low Pass’ são como uma versão sucinta do mapa completo. Com nossa ferramenta, mesmo essas versões simplificadas vão poder nos dar informações valiosas sobre como características e doenças são passadas de geração em geração na população brasileira.
2) Estudos de caso e controle
Infelizmente, a maior parte das informações genéticas humanas disponíveis no mundo são de indivíduos de origem européia e populações como a brasileira, que é bastante rica e diversa, são sub-representadas. Uma consequência disso é que inovações em saúde que tem a possibilidade de prever e previnir doenças usando dados genéticos antes mesmo dos primeiros sintomas (como por exemplo PRS – Scores de Risco Poligênico) não funcionam tão bem.
Nossos estudos de caso e controle estão sendo desenvolvidos com o objetivo de transpor esses PRS existentes para a realidade brasileira. Estes estudos são focados em três doenças inicialmente:
Câncer de Próstata:
Em parceria com o ICESP (INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO), liderado pela Professora Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira.
Câncer de Mama:
Também em colaboração com o ICESP, sob a direção do Professor Roger Chammas.
Doença Coronariana:
Conduzido dentro dos hospitais e laboratórios da rede Dasa, coordenado pelo Dr. Marcelo Bittencourt, Dra. Marianna Deway Andrade Dracoulakis e Dr. Eduardo Gomes Lima.
Sobre a Dasa
A Dasa é a maior rede de saúde integrada do país e, atualmente, cuida da jornada de mais de 20 milhões de pessoas por ano. Criada para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, a Dasa está presente em todas as etapas de cuidado. Acredita na gestão da saúde – e não apenas da doença – e atua sob a ótica da navegação preventiva, preditiva e personalizada.
Firme na abordagem high tech + high touch, a Dasa acredita na jornada de saúde que integra medicina diagnóstica, hospitais de alta complexidade, genômica, oncologia, coordenação de cuidados, atenção primária e secundária, telemedicina e pronto atendimento. Além disso, propõe uma navegação sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, incluindo também soluções integradas de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas, e o cuidado de seus mais de 40 mil colaboradores.
Somos 250 mil médicos parceiros, 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil. Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: dasa.com.br.
Equipe Genop
Dr. Roberto Cury
Diretor Médico
Dr. Cristovam Scapulatempo Neto
Diretor Médico
Dr. Ricardo di Lazzaro Filho
Diretor Médico
Dr. Guilherme Lopes Yamamoto
Médico pesquisador principal e gerente do projeto
Dra. Vitória Pelegrino do Val
Coordenadora do projeto
Dra. Luciane Sussuchida Silva
Coordenadora de bioinformática
Dr. Marcelo Bittencourt
Pesquisador médico em Cardiologia
Dr. Eduardo Gomes
Pesquisador médico em Cardiologia
Dra. Marianna Deway Andrade Dracoulakis
Pesquisadora médica em Cardiologia
Dra Fernanda Erthal
Pesquisadora médica em Cardiologia
Dr. Rafael Vilanova
Pesquisador médico em Cardiologia
Professora Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira
Professora colaboradora em Oncologia
Professor Roger Chammas
Professor colaborador em Oncologia
Dr. Romualdo Barroso
Pesquisador médico em Oncologia
Dra. Flávia Paiva Lopes
Coordenadora Executiva do Instituto de Educação e Pesquisa da Dasa (IEPD)
Professora Maria Rita Passos Bueno
Professora colaboradora
Professor Michel Naslavski
Professor colaborador
Jaqueline Wang
Coordenadora de bioinformática IBUSP
Fernando Marcon Passos
Bioinformata
André Silva Maróstica
Bioinformata
Raphael Bruno Amemiya
Coordenador de bioinformática Genera
Dra. Larissa Siqueira Penna
Pesquisadora
Vinicius Sousa Flores
Bioinformata
Isabela Archanjo Nunes
Bioinformata